Detalhes de Revista

Versão baixa resolução (para ler em linha)      Versão alta resolução (para imprimir)

Titulo
Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor
Autor(es)
José Cascalho, Raquel Nogueira, Ricardo Cunha Teixeira
Resumo

A forma como se ensina Matemática é determinante para o sucesso ou insucesso escolar de muitos jovens, o que reforça a importância de educadores e professores utilizarem diferentes estratégias para a promoção de aprendizagens significativas.

Neste artigo pretendemos mostrar como o jogo pode incentivar o envolvimento das crianças nas atividades matemáticas e criar, com isso, uma predisposição natural para aprender. Apresentamos diferentes dimensões de aprendizagem da Matemática associadas a experiências vivenciadas numa sala de aula através da aplicação de jogos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Alguns desses jogos foram adaptados a partir de jogos já existentes, outros foram inventados de forma a ir ao encontro das características dos grupos de crianças dos dois estágios realizados, um no pré-escolar e o outro no 1º ciclo do ensino básico. Em resultado destas múltiplas dimensões, argumentamos que o jogo pode contribuir para repensar a forma como se organizam as aprendizagens na sala de aula, com claras vantagens para a promoção da autonomia, mostrando que certos objetivos podem ser alcançados com recurso aos jogos, objetivos esses para os quais os jogos não são usualmente considerados.

No pré-escolar, os jogos foram implementados com crianças dos quatro aos seis anos. O estágio decorreu entre os meses de fevereiro e maio de 2012, numa sala em que o currículo era criado a partir das propostas da educadora e das ideias das crianças. Por sua vez, os jogos realizados no 1º ciclo do ensino básico, com crianças dos sete aos dez anos, decorreram entre os meses de setembro e dezembro de 2012, numa sala que seguia o modelo do Movimento da Escola Moderna (MEM).

Palavras chave
jogos; pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; processos matemáticos; estratégias de aprendizagem; autonomia.
Datas relevantes
Publicado: 2013/12/21
Detalhes de Autor(es)
José Cascalho
jmc@uac.pt
Universidade dos Açores

Raquel Nogueira
raquelpereiranogueira@hotmail.com
Universidade dos Açores

Ricardo Cunha Teixeira
ricardo.ec.teixeira@uac.pt
NICA-UAc & FCT-UAc

     Quem somos | Conselho Editorial | Aos autores | Contactos