Detalhes de Revista

Versão baixa resolução (para ler em linha)      Versão alta resolução (para imprimir)

Titulo
Atividades lúdico-manipulativas no jardim de infância: estratégias promotoras de uma aprendizagem ativa e integrada
Autor(es)
José Cascalho, Ricardo Cunha Teixeira, Diana Oliveira
Resumo

Apresenta-se uma reflexão sobre algumas das atividades lúdico-manipulativas realizadas por crianças ao longo de um estágio no Pré-Escolar, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Com as atividades discutidas neste artigo, pretende-se mostrar que os jogos matemáticos podem estimular a aprendizagem das crianças desde tenra idade, promovendo a interligação com outras áreas e domínios expressos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.

É importante referir que houve a preocupação em selecionar tarefas que trabalhassem os três temas matemáticos que normalmente se agrupam em números e operações, geometria e medida, e organização e tratamento de dados. A par desta escolha, optou-se também por apresentar tarefas que explorassem a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática, três capacidades transversais que devem ser trabalhadas desde cedo.

Neste artigo, começa-se por apresentar uma breve fundamentação teórica, onde se destacam alguns autores que defendem a importância de se trabalhar a Matemática pela via lúdica, com recurso a jogos e também a materiais manipuláveis. Segue-se a apresentação das tarefas implementadas e, por fim, breves considerações finais que realçam os aspetos mais interessantes de cada tarefa apresentada, bem como a sua interligação a outras áreas e domínios.

Palavras chave
jogos; materiais manipuláveis; pré-escolar; aprendizagens integradas.
Datas relevantes
Publicado: 2013/12/21
Detalhes de Autor(es)
José Cascalho
jmc@uac.pt
Universidade dos Açores

Ricardo Cunha Teixeira
ricardo.ec.teixeira@uac.pt
NICA-UAc & FCT-UAc

Diana Oliveira
di.oliveira7810@gmail.com
Universidade dos Açores

     Quem somos | Conselho Editorial | Aos autores | Contactos