Detalhes de Revista

Versão baixa resolução (para ler em linha)      Versão alta resolução (para imprimir)

Titulo
Matemática & arte: A expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
Autor(es)
Adolfo Fialho, Carla Medeiros, Ivo Jarimba, Ricardo Cunha Teixeira
Resumo
A Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos.

Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica.
Palavras chave
matemática, expressão plástica, 1.º Ciclo do Ensino Básico, perímetro, área, calçada portuguesa, tapetes decorativos, azulejos de Truchet
Datas relevantes
Publicado: 2017/07/29
Detalhes de Autor(es)
Adolfo Fialho
adolfo.ff.fialho@uac.pt
NICA-UAc, Universidade dos Açores

Carla Medeiros
medeiros-f-carla@hotmail.com
NICA-UAc, Universidade dos Açores

Ivo Jarimba
ivo.jarimba@hotmail.com
NICA-UAc, Universidade dos Açores

Ricardo Cunha Teixeira
ricardo.ec.teixeira@uac.pt
NICA-UAc & FCT-UAc

     Quem somos | Conselho Editorial | Aos autores | Contactos